Compromisso com profissionais da Polícia Científica


28/03/2016 14:08 | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia e Eduardo Becker<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg187004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Márcia Lia (PT) participou, na manhã de 22/3, da posse de 1.078 profissionais da Polícia Civil e Técnico-Científica em São Paulo. Na ocasião, durante diálogo com o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (Sinpcresp), Eduardo Becker, a parlamentar reforçou seu compromisso com a categoria.

"Esses profissionais, aprovados em concurso público, aguardavam ser chamados para tomarem posse há três anos. Vamos continuar lutando para que todos aqueles pretendem ocupar cargos previstos no edital sejam convocados o mais breve possível", destacou. No caso da carreira de perito criminal, por exemplo, foram convocados 112, mas o edital previa 447 vagas.

Na solenidade, que contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, e do secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, foram empossados 790 candidatos aprovados para três carreiras da Polícia Civil. Ao todo foram 50 novos delegados, 346 investigadores e 394 escrivães. Já da Polícia Científica foram 288 para seis carreiras: 112 peritos criminais, 73 auxiliares de necropsia, 30 fotógrafos técnico-periciais, 15 desenhistas periciais, 23 atendentes de necrotério e 35 médicos legistas.

Após a posse, os policiais iniciarão o curso de formação na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). Os alunos passarão por um período de estágio probatório e só depois os novos policiais serão designados para delegacias e departamentos de todo o Estado, no caso da Polícia Civil. Na Polícia Científica, os profissionais serão designados para o Instituto Médico Legal (IML) e para o Instituto de Criminalística (IC), de acordo com a classificação final no curso da Academia e a necessidade de cada região do Estado.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp