Encontro Especial das Mulheres debate luta feminista


29/03/2016 16:34 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Martins: caminho da igualdade ainda é longo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg187060.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último sábado, 19/3, o deputado Marcos Martins (PT) realizou, em seu escritório político, no centro de Osasco, Encontro Especial das Mulheres. Na ocasião, uma plateia majoritariamente feminina se reuniu para debater as questões de gênero na sociedade brasileira.

A convidada especial do encontro foi a advogada Vera Machado, militante feminista e da Rede de Economia Solidária. Em sua apresentação, ela destacou a luta por autonomia, o fim da violência e a valorização profissional, entre outras causas.

"A sociedade acha que pode mandar no corpo da mulher " é o Estado, o homem e a indústria, só para citar alguns exemplos, com suas leis antiaborto, a violência doméstica e pílulas anticoncepcionais. Está na hora de conquistarmos nossa verdadeira autonomia e isso passa, necessariamente, pela autonomia financeira", destacou a Vera.

"Não podemos discutir a luta das mulheres sem colocar em debate direitos como autonomia, liberdade e respeito. Nesse sentido, o Brasil já avançou bastante por uma sociedade mais igualitária, com a criação das Delegacias das Mulheres e da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres; a aprovação da Lei Maria da Penha e a criação da Central de Atendimento à Mulher", resaltou o deputado. "No entanto, o caminho para alcançarmos a igualdade, liberdade e valorização plena para o gênero ainda é longo. Assim, torna-se imprescindível discutirmos políticas públicas para as mulheres", completou Martins.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp