Joaquim Miranda receberá menção honrosa


30/03/2016 16:24 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Convite da homenagem ao sindicalista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg187200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 11/4, às 19h, o sindicalista Joaquim Miranda Sobrinho receberá menção honrosa no 19º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, na Assembleia Legislativa. Miranda será homenageado a pedido de Marcos Martins (PT), após requerimento apresentado pelo parlamentar e aprovado na Comissão de Direitos Humanos, em novembro de 2015.

Miranda veio do interior de São Paulo para o município de Osasco, em 1958, onde se tornou uma grande liderança histórica, não só para a cidade, mas para todo o país. Em 1965, Joaquim Miranda entrou para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e passou a sentir na pele as forças repressivas da ditadura. A partir de então, participou de movimentos contra o regime militar e chegou a ser preso por duas vezes, quando sofreu tortura. Também foi um dos líderes da famosa greve da Cobrasma, em 1968, marco histórico no movimento sindical brasileiro.

"Miranda é um grande militante da causa dos direitos humanos e contribuiu para a construção de um país mais democrático e justo. É pela sua história e dedicação que este grande companheiro deve ser homenageado com o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos", afirmou Marcos Martins.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp