Ampliação do canal de Nova Avanhandava


30/03/2016 16:32 | Da assessoria do deputado Marcio Camargo

Compartilhar:

Geraldo Alckmin fala em cerimônia prestigiada por deputados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg187219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 28/3, o deputado Marcio Camargo (PSC) participou, no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura do convênio que ampliará as obras do canal de Nova Avanhandava, no trecho paulista da hidrovia Tietê-Paraná. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; dos secretário estaduaias de Recursos Hídricos, Benedito Braga, e de Logística e Transportes, Duarte Nogueira; e de deputados estaduais.

De acordo com o governador, a hidrovia atenderá diretamente São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, além de melhorar a logística do transporte de carga, deixando-o cerca de 30% mais barato; também degradará menos o meio ambiente, com menor emissão de óleo diesel no ar.

O governador reforçou que a obra contribuirá para a compatibilização do uso do reservatório tanto para o transporte de cargas, quanto para a geração de energia. Com a intervenção no canal de navegação de Nova Avanhandava, o reservatório Três Irmãos ampliará 2,4 metros de sua profundidade em dez quilômetros da hidrovia.

Essa melhora possibilitará maior flexibilidade na operação das hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, sem interferir na navegação, já que as embarcações que trafegam pela hidrovia compartilham o mesmo espaço físico das barragens e das usinas hidrelétricas construídas com o conceito de aproveitamento múltiplo das águas.

marciocamargo@al.sp.gov.br

alesp