Dia de Ogum será comemorado na Assembleia Legislativa


12/04/2016 17:50 | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Cartaz do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188078.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Leci Brandão (PCdoB) vai realizar, no dia 27/4, às 19h, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia, um ato solene em homenagem ao Dia de Ogum. A organização do evento conta com a parceria da Associação Beneficente Paulista de Umbanda, Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo, Federação Ordem de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, Primado do Brasil - Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil e União Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil. A Umbanda celebra o Dia de Ogum em 23/4.

O Dia de Ogum passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo a partir de proposta da deputada Leci, atendendo a uma reivindicação de lideranças da Umbanda. O PL 1153/2011 foi aprovado em 2012 e a Lei Estadual 14.905 foi publicada no Diário Oficial do mesmo ano. De acordo com a justificativa da proposta, esta manifestação religiosa acontece há mais de 300 anos no Brasil e possui ampla legitimidade cultural, histórica e religiosa, devendo ser reconhecida e valorizada pelo Poder Público. Segundo a crença, Ogum é um guerreiro, general destemido e estratégico que abre os caminhos daqueles que possuem coragem e a ele recorrem.

lecibrandao@al.sp.gov.br

alesp