Comissão de Segurança Pública visitará presídio de Presidente Bernardes
13/04/2016 19:48 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Bruna Sampaio
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, Delegado Olim (PP), confirmou, durante reunião ocorrida nesta quarta-feira, 13/4, visita ao presídio de Presidente Bernardes, no próximo dia 28/4. Os parlamentares integrantes da comissão irão acompanhados do secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.
"A ideia é conhecer o presídio e, claro, ouvir as reivindicações dos agentes penitenciários e policiais militares", disse Olim, que visitará o presídio pela segunda vez.
O deputado Ed Thomas (PSB), representante da região onde se situa o presídio " km 586 da Rodovia Raposo Tavares-, lembrou que a região de Presidente Prudente ficou conhecida pelos conflitos fundiários e, atualmente, é noticiada por "conflitos penitenciários". Referiu-se à inconstitucionalidade decretada pelo governo à proposta de sua autoria de proibir a construção de presídios naquela região do Estado e acrescentou que municípios que compõem a Alta Paulista carecem de hospitais, creches e boas obras.
"Entendo que alguns prefeitos pedem presídios porque recebem recursos, mas trabalho sempre pela compensação e não estou vendo a contrapartida", reclamou. "As santas casas estão em trágico estado, falta vagas em creches, mas temos 25 presídios só nessa região".
O deputado Orlando Morando (PSDB) contestou a fala de Ed Thomas, com o argumento de que prefeitos pedem a construção de presídios porque têm aumento no Fundo de Participação dos Municípios.
Participaram desta reunião os deputados Ana do Carmo (PT), Coronel Camilo (PSD), Coronel Telhada (PSDB), Fernando Cury (PPS), Gil Lancaster (DEM), Jooji Hato (PMDB) e Luiz Fernando Machado (PSDB). Eles aprovaram parecer ao PL 1422/2015, da deputada Célia Leão (PSDB), que obriga as empresas fabricantes de produtos de beleza e cosméticos femininos, comercializados no Estado de São Paulo, a inserir em suas embalagens e rótulos a advertência: "Violência contra a mulher é crime! Denuncie! Ligue 180 " Lei Maria da Penha 11.340/2006".
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações