Ato solene marca abertura da Semana de Combate ao Amianto


13/04/2016 15:58 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Ato chama a atenção para os riscos da exposição ao amianto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marcos Martins (PT) e a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) promovem no próximo dia 15/4, na Assembleia Legislativa, ato solene que dará início à Semana de Combate ao Amianto. O evento acontecerá no auditório Teotônio Vilela, às 15h, e contará com a presença de Fernanda Giannasi, uma das maiores lutadoras pelo banimento do amianto no Brasil.

O ato chama a atenção para os riscos da exposição ao amianto e convoca a população a participar da Semana de Combate ao Amianto, de 18 a 24 de abril, das 8h às 17h, no centro de Osasco. No dia 24 será celebrado Ato Ecumênico em Memória das Vítimas do Amianto, na praça Aquilino dos Santos, no bairro de Vila Nova, em Osasco.

Martins é autor da Lei 12.684/2007, que proíbe o uso do amianto em todo Estado e responsabiliza os infratores, obrigando-os a providenciar o descarte adequado ao produto. A lei de Martins é referência para projetos em todo o país.

O contato com o amianto pode causar câncer no pulmão; mesotelioma de pleura (tecido que reveste o pulmão) e peritônio (reveste a cavidade abdominal) " tumor maligno; cânceres de laringe e aparelho digestivo; asbestose (endurecimento lento do pulmão, causando falta de ar, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas); doenças pleurais " derrames, espessamentos e distúrbios ventilatórios, entre outros.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp