Sessão solene homenageia trabalho realizado pela Funap


18/04/2016 18:24 | Da Redação: Mateus Lima - Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Alunos agentes de segurança penitenciária prestigiam a solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Músicos da Polícia Militar apresentam-se no plenário JK, durante cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades do sistema penitenciário foram homenageadas na sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris (centro) presidiu a solenidade em homenagem à Funap<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Gomes de Moraes, diretor de atendimento e promoção humana da Funap<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucia Maria Casali, Antonio Ferreira Pinto, Cauê Macris, Ana Maria Tassinari e Fernando Gomes de Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O trabalho realizado pela Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap) junto ao sistema penitenciário do Estado, através de políticas pública e social desenvolvidas em ações voltadas ao trabalho e à cidadania de apenados, foi homenageado em solenidade, nesta segunda feira, 18/4, no plenário Juscelino Kubitschek. Presidido pelo deputado Cauê Macri (PSDB), o evento contou com a presença de autoridades representantes do sistema penitenciário paulistano.

A diretora executiva da Funap, Lúcia Casali de Oliveira, falou sobre a trajetória da Fundação, que é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária com a missão de contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. Ela também defendeu o intuito do projeto de "criar relações mais humanas e sociáveis com os penitenciários".

Na sequência, Fernando Gomes de Moraes, diretor de atendimento e promoção humana na Funap, dissertou sobre as oportunidades que o programa De Olho no Futuro pode agregar na vida dos presidiários. Esta iniciativa visa proporcionar aos reeducandos a participação em atividades que possibilitem mudanças no seu comportamento, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que auxiliem na reintegração na sociedade.

Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Lourival Gomes, comentou a atual situação carcerária do Estado: "Nem tudo se resolve com encarceramento". Ele também apontou que a Funap tem ajudado muito na educação dos presos.

Macris salientou a necessidade de uma discussão profunda sobre esse tema e a possibilidade em "investir na reintegração dos presos". Também presentes na solenidade, os deputados Carlos Neder (PT) e Leci Brandão (PCdoB) expressaram o apoio aos servidores da Fundação e de todo o sistema carcerário do Estado de São Paulo. "É preciso enfrentar o preconceito e nos voltarmos para reinserção social do presidiário", falou Neder. "Educação e cultura são os dois pilares na sociedade", frisou Leci ao defender a luta pela transformação e fortalecimento do povo.

Manifestaram-se também durante a cerimônia, Vanessa Ferrari, da Companhia de Letras, e a presidente da Funap, Ana Maria Tassinari. "O programa proporciona uma participação efetiva na vida do preso", completou a presidente.

alesp