Solene dá posse ao Conselho Penitenciário de São Paulo


20/04/2016 19:15 | Da Redação Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Fernando Capez (centro) na presidência da solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e homenageados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana de Melo Martorelli, Lourival Gomes, Fernando Capez, José Carlos Pagliuca e Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188469.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim (à esq.) e Capez (à dir.) junto a homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Carlos Gobbis Pagliucca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188471.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por indicação do presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, e do deputado Delegado Olim (PP), foi realizada nesta segunda-feira, 18/4, sessão solene com o objetivo de dar posse a José Carlos Gobbis Pagliuca, como presidente do Conselho Penitenciário de São Paulo, e a Adriana de Mello Nunes Martorelli, como vice-presidente.

Depois de assinar o livro de posse, Gobbis Pagliuca fez uma explanação das principais funções do conselho que passou a presidir: fiscalizar as execuções penais, emitindo parecer em pedidos de Indulto e Livramento Condicional, supervisionar as condições dos presídios, organizar pesquisas e palestras com temas voltados a melhorar as condições dos presídios e dar assistência aos egressos. Pagliuca falou também da composição do órgão, que é formado por promotores, advogados e profissionais de psiquiatria e psicologia, entre outros. Seus membros são nomeados pelo governador do Estado e têm mandato de quatro anos.

A vice-presidente Adriana Martorelli agradeceu a todos pela homenagem. Foi sucedida na tribuna por Lourival Gomes, secretário da Administração Penitenciária, que apresentou dados sobre as condições prisionais em São Paulo: "a quantidade de presos em São Paulo é de 232.502. Essa quantidade é composta por pessoas que cometeram delito quando tinham mais de 18 anos de idade". O secretário disse que para que essas pessoas estejam nessa situação, muitas coisas falharam, entre elas a educação em casa, a educação escolar e a educação social. "Em suma, todos os mecanismos falharam." Lourival Gomes disse ainda que espera a parceria do Conselho Penitenciário "para nos ajudar a administrar".

Participaram da mesa, além dos já citados, o deputado Delegado Olim e Fábio Canton, da OAB. Durante a cerimônia, Ossanna Chememian Tolmajian e Edvar Boechat Soares, representando a FIG"Unimesp, de Guarulhos, entregaram medalha a Gobbis Pagliuca comemorando os 50 anos do centro universitário.

alesp