PL quer conscientizar sobre a septicemia


25/04/2016 11:16 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:

Cezinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Doença sem prevenção e que se espalha principalmente por unidades de terapia intensiva, a sepse mata a cada ano milhões de pessoas no mundo inteiro. A gravidade do assunto despertou a atenção de Cezinha de Madureira (DEM), que protocolou projeto de lei que cria a Semana Estadual de Conscientização sobre Sepse. Também conhecida como septicemia, a doença, de acordo com um estudo mundial denominado Progress, é responsável por um número de mortes que supera o de patologias graves como o câncer e o infarto do miocárdio. Ainda segundo o levantamento, no Brasil a sepse é mais agressiva do que em países como Índia e Argentina.

Uma outra pesquisa, com foco na Europa, Austrália e Nova Zelândia, relata que as taxas de prevalência do quadro de infecção generalizada nas UTIs variavam de 5,1% a 30%. "Sabemos que não há como prevenir a doença e, neste caso, a conscientização passa a ser a principal arma de combate. Por isso propus a lei", afirmou o parlamentar.

Quando aprovada, a lei fixará a segunda semana de abril como de conscientização sobre a sepse.

cezinhademadureira@gmail.com

alesp