Assembleia sedia 1º Encontro de Assessores de Imprensa


25/04/2016 19:06 | Da redação Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Eduardo Reina, Sandhra Cabral e Solange Guimarães<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Heródoto Barbeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188543.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Liliana Lavoratti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188544.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Liliana Lavoratti, Cida Damasco, Heródoto Barbeiro e Vinicius Mota<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assessores de imprensa prestigiaram o encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188546.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solange Guimarães<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188547.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Mota<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188548.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou nesta segunda-feira, 25/4, o 1º Encontro de Assessores de Imprensa. O tema deste seminário foi discutir o papel do assessor de imprensa em tempos de crise. Especialistas trouxeram ao debate as dificuldades e os desafios que esses profissionais enfrentam no exercício da profissão. Jornalistas e estudantes de Comunicação Social participaram do evento.

A jornalista Sandra Cabral foi mediadora no período da manhã, no painel que abordou as assessorias públicas e privadas, com palestras dos jornalistas Eduardo Reina, coordenador do Departamento de Imprensa da Artesp e da jornalista Solange Guimarães, superintendente de Comunicação Institucional e de Relações com a Imprensa da Sulamérica Seguros.

De acordo com Solange, as vendas caíram, os anunciantes sumiram, o comportamento dos leitores mudou e ocorreram demissões em massa nas redações. "No ano passado, 1.400 jornalistas foram demitidos no país; e redações como Veja Brasília, Veja Belo Horizonte, Brasil Econômico, Women"s Health e Men"s Health foram fechadas", declarou.

Atualmente, predomina a comunicação por meios digitais e assim o usuário-mídia é o divulgador da notícia. Porém, a mídia digital não substitui a tradicional. "A credibilidade no rádio, TV, jornais e revistas não será substituída por uma questão de ética. Quando a pessoa quer confirmar a veracidade da informação divulgada nas mídias sociais digitais, busca os veículos tradicionais", declara Solange.

Na opinião de Reina, o monitoramento da notícia é feito em tempo integral em razão das redes sociais. "É uma grande responsabilidade social. O profissional precisa ter visão e planejamento estratégico, conhecer as mídias sociais e digitais, além de ser próximo aos jornalistas e ao seu cliente, seja ele do setor público ou privado", asseverou Reina.

alesp