A Assembleia Legislativa sediou nesta segunda-feira, 25/4, o 1º Encontro de Assessores de Imprensa. O tema deste seminário foi discutir o papel do assessor de imprensa em tempos de crise. Especialistas trouxeram ao debate as dificuldades e os desafios que esses profissionais enfrentam no exercício da profissão. Jornalistas e estudantes de Comunicação Social participaram do evento. A jornalista Sandra Cabral foi mediadora no período da manhã, no painel que abordou as assessorias públicas e privadas, com palestras dos jornalistas Eduardo Reina, coordenador do Departamento de Imprensa da Artesp e da jornalista Solange Guimarães, superintendente de Comunicação Institucional e de Relações com a Imprensa da Sulamérica Seguros. De acordo com Solange, as vendas caíram, os anunciantes sumiram, o comportamento dos leitores mudou e ocorreram demissões em massa nas redações. "No ano passado, 1.400 jornalistas foram demitidos no país; e redações como Veja Brasília, Veja Belo Horizonte, Brasil Econômico, Women"s Health e Men"s Health foram fechadas", declarou. Atualmente, predomina a comunicação por meios digitais e assim o usuário-mídia é o divulgador da notícia. Porém, a mídia digital não substitui a tradicional. "A credibilidade no rádio, TV, jornais e revistas não será substituída por uma questão de ética. Quando a pessoa quer confirmar a veracidade da informação divulgada nas mídias sociais digitais, busca os veículos tradicionais", declara Solange. Na opinião de Reina, o monitoramento da notícia é feito em tempo integral em razão das redes sociais. "É uma grande responsabilidade social. O profissional precisa ter visão e planejamento estratégico, conhecer as mídias sociais e digitais, além de ser próximo aos jornalistas e ao seu cliente, seja ele do setor público ou privado", asseverou Reina.