Presidente afirma que será pedida reintegração de posse do plenário JK

Manifestantes pernoitaram na Assembleia Legislativa; invasão entra no segundo dia
04/05/2016 12:16 | Por Mateus Lima Fotos Roberto Navarro

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Capez durante a coletiva: "Autoridade sem autoritarismo" Clique para ver a imagem "> Plenário JK, às 12 horas desta quarta-feira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188917.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188936.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez durante a entrevista coletiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez concede entrevista coletiva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188938.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Fernando Capez concede entrevista coletiva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa decretou ponto facultativo nesta quarta-feira, 4/5, em razão da invasão por estudantes realizada no dia de ontem ao plenário Juscelino Kubitschek, em protesto por instalação de uma CPI que investigue fraude em licitação da merenda no Estado. O local permanece ocupado pelos manifestantes.

O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, concedeu nesta manhã uma coletiva de imprensa e afirmou que respeita a liberdade de expressão, mas irá adotar uma "estratégia de saturação e não de confronto", para que os estudantes desocupem o principal plenário do Parlamento.

Na coletiva, o presidente afirmou que vai ser solicitada à Justiça reintegração de posse do plenário ainda hoje, e que, caso a liminar seja concedida, ela será executada "de forma pacífica, sem confronto, respaldados por uma ordem judicial. Não podemos ser autoritários, mas temos que ter autoridade". A reintegração se justifica, pois no plenário são votados projetos importantes, ele afirmou.

Capez justificou a suspensão das atividades na Assembleia, argumentando que o objetivo é evitar o aumento ou renovação do grupo que ocupa o plenário. Além disso, o local foi isolado e não será permitida a entrada de alimentos ou presença da imprensa. Essas iniciativas fazem parte da estratégia de saturação adotada pela Casa.

alesp