Parlamentar reúne autoridades para debater sistema prisional


04/05/2016 17:13 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Reunião no escritório de Padre Afonso (2º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um encontro para discutir uma nova concepção do sistema prisional paulista foi realizado, na manhã de 2/5, no escritório político do deputado Padre Afonso Lobato (PV), em Taubaté. Estiveram presentes o delegado seccional da Polícia Civil de Taubaté, José Antônio de Paiva; o promotor de Execuções Criminais, Paulo José de Palma; e o coordenador das unidades prisionais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Nestor Pereira Colete Junior.

"Discutimos alternativas para melhorar a situação dos presídios, pois hoje temos um complexo penitenciário que não tem vagas. Mas a polícia tem que continuar prendendo", disse. Padre Afonso destacou a possibilidade de um mutirão, a ser articulado junto ao Tribunal de Justiça, para acelerar a análise de processos referentes à execução das penas.

Também ressaltou a necessidade de implantar um centro de ressocialização na região, para evitar a convivência de presos perigosos com quem praticou crimes mais brandos, o que, segundo ele, favorece a formação de uma verdadeira escola do crime.

"Precisamos envolver a sociedade nessa questão, pois se não temos pena de morte e nem prisão perpétua, esses presos terão que voltar um dia ao convívio social e a prisão, em tese, deveria servir para reeducá-los", disse.

A reformulação e implantação de um novo sistema carcerário paulista é um dos 16 compromissos do parlamentar para o seu quarto mandato, iniciado em março de 2015.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp