Ato solene homenageará profissionais de enfermagem


12/05/2016 19:59 | Da assessoria da presidência

Compartilhar:


Por solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, ocorrerá, no dia 16/5, às 10h, no auditório Franco Montoro, ato solene para prestar homenagem aos profissionais de enfermagem. A cerimônia será realizada durante a Semana de Enfermagem.

A coordenadora do Núcleo de Avaliações Estratégicas (NAE), Sarah Munhoz, fará a abertura dos trabalhos. O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), Fabíola de Campos Braga, a segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Casa, deputada Analice Fernandes (PSDB), e o presidente Fernando Capez participarão do evento.

Logo após a abertura, haverá uma palestra com Dorisdaia Carvalho de Humerez, doutora pela Universidade de São Paulo.

Após a solenidade, às 13h, no Hall Monumental, haverá a abertura da exposição "História da Enfermagem: Indumentária dos Profissionais ao Longo do Tempo". Essa mostra ficará aberta ao público até o dia 20/5, das 9 às 19h.

Os presentes poderão participar também, às 14h, com Fernando Porto, do curso de "História da Enfermagem " Aspectos Históricos, Éticos e Legais da Enfermagem", cuja finalidade é orientar e aprimorar os profissionais do ramo.

O NAE

A solenidade é uma iniciativa do NAE, que realiza ações fiscalizatórias e comunica irregularidades à Assembleia Legislativa. Esta, ao receber as denúncias, faz sessões itinerantes para discussão do caso, inclusive no local onde o problema está acontecendo - a população é escutada e o administrador público responsável também participa, seja no âmbito municipal ou estadual. A participação da população é, para o NAE, um instrumento de pressão até que uma resolução seja estabelecida.

O protagonismo do Legislativo paulista na fiscalização e transparência do órgão traduz-se no compromisso com a austeridade dos gastos públicos, além do engajamento com o debate público sobre os problemas da saúde, segurança, transporte, educação, consumidor e meio ambiente.

alesp