Fórum Regional da Saúde contra o subfinanciamento do setor


11/05/2016 13:33 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso fala na abertura da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O subfinanciamento público da saúde será um dos principais alvos do Fórum Regional Permanente de Saúde, que realizou sua primeira reunião de trabalho, no dia 10/5, no Parque Itaim, em Taubaté, sob a coordenação do deputado Padre Afonso Lobato (PV).

Ele abriu o encontro destacando a importância da participação e representatividade de todos. "Esse fórum surgiu para termos respostas a nossas demandas", disse o parlamentar.

A diretora regional de Saúde, Maristela Siqueira, fez um relato sobre a situação de cada serviço prestado aos cidadãos na RM Vale e Litoral, demonstrando que o Estado também encontra dificuldades para mantê-los.

A falta de recursos para atender às necessidades da população, provocada pela reduzida participação do governo federal no sistema de saúde - cerca de 30% sai dos cofres municipais, foi motivo de reclamações dos prefeitos.

A elaboração e encaminhamento de um documento reivindicando mais dinheiro para a saúde e reiterando a omissão do governo federal será um dos próximos passos do fórum. "Vamos mobilizar nossos deputados federais e agendar um encontro com o ministro da Saúde para discutir a situação", afirmou Padre Afonso.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp