Sessão solene comemora encerramento da Semana da Cidadania e Segurança


16/05/2016 19:00 | Da Redação Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

José Roberto de Oliveira, Celino Cardoso, Rogério Bernardes Duarte e Evandro Teixeira Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189376.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora encerramento da Semana da cidadania e segurança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189378.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evandro Teixeira Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou, nesta segunda-feira, 16/5, sessão solene em comemoração ao encerramento da Semana da Cidadania e Segurança. A cerimônia, presidida pelo deputado Celino Cardoso (PSDB), foi prestigiada por diretores de Conselhos Comunitrários de Segurança (Consegs), integrantes das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, diretores de hospitais públicos e lideranças comunitárias e religiosas.

O parlamentar, autor da Lei 16.086, de janeiro deste ano, que institui a Semana de Segurança Pública, homenageou os integrantes das Consegs e das polícias Civil e Militar e da Defesa Civil, pelo trabalho desenvolvido, e considerou que os objetivos da lei foram cumpridos pois, durante a semana, o Poder Público, entidades sociais, igrejas, escolas e Consegs promoveram diversas atividades, visando conscientizar cada cidadão sobre a própria responsabilidade em relação à segurança. "A Constituição diz que a segurança é um dever do Estado e responsabilidade do povo, por isso não podemos simplesmente apontar o dedo, criticar o governo e a polícia, se nós, cidadãos, não dermos a nossa contribuição para melhorar a segurança no Estado e diminuir a criminalidade", completou Celino.

Responsabilidade e prevenção

O coronel Rogério Bernardes Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros, que participou da mesa, concorda que a responsabilidade é de todos os cidadãos, que devem participar da discussão de temas que envolvem a segurança pública, e enalteceu o trabalho das Consegs e do programa Vizinhança Solidária. Duarte lembrou que esta é a época em que os acidentes com balões ocorrem, por conta da estiagem. "A população, através do disque-denúncia, nos ajuda muito, pois baloneiros podem provocar acidentes, inclusive com aviões". Outro ponto destacado por Bernardes é que a prevenção minimiza os acontecimentos. "Os bombeiros atendem duas mil ocorrências por dia. Isso salva cerca de 650 pessoas", informou Duarte.

O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, acredita que segurança e cidadania caminham juntas. Na sua opinião, o convívio em sociedade nos obriga a ser responsáveis. Como exemplo, citou o Japão, onde os cidadãos avistam uma viatura da polícia atendendo uma ocorrência e ficam tristes, pois consideram que a comunidade local não conseguiu resolver a questão. Já no Brasil, o cidadão fica feliz ao avistar uma viatura da PM, porque isso transmite sensação de segurança. "Não podemos esperar que o Estado resolva tudo, pois devemos zelar pelo nosso local", declarou Oliveira.

Também compuseram a mesa Magaly Celestim Vaz, titular da 4ª Delegacia da Mulher, Evaldo Coratto, coordenador estadual dos Consegs, e o coronel PM Evandro Teixeira Alves, conselheiro da Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo (PMs de Cristo).

alesp