Inaugurado centro de treinamento paralímpico em São Paulo

Espaço tem 95 mil metros quadrados de área construída e abrigará treinamentos, competições e intercâmbios de atletas
24/05/2016 17:44 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Orlando Morando (1º à esq.) na inauguração do centro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189774.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro iniciou suas atividades, no dia 9/5, em cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do deputado Orlando Morando (PSDB), de atletas e representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

"Hoje é um dia de grande conquista" disse o governador, ao se referir à inauguração do Centro Paralímpico Brasileiro, construído em parceria com o governo federal. "Um dos três maiores do mundo", acrescentou Alckmin.

O espaço tem 95 mil m² de área construída e é capaz de abrigar treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções, preparação física, cursos para técnicos, árbitros, gestores e profissionais do esporte, além do desenvolvimento das ciências do esporte, no conceito de atuação interdisciplinar envolvendo fisioterapia, psicologia, fisiologia, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas.

"Aqui nós teremos 15 das 22 modalidades de esportes paralímpicos. Este será o centro de treinamento, capacitação, ciência do esporte, com hotel, restaurante, centro aquático e quadras. E também a aclimatação da seleção brasileira para a paralimpíada. Será ainda um centro diuturno para formação e treinamento de atleta. Em novembro, acontecem as Olimpíadas Escolares", acentuou o governador.

As 15 modalidades de esportes paralímpicos contempladas serão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis de mesa, voleibol sentado e triatlo.

omorando@al.sp.gov.br

alesp