Bom Jesus dos Perdões comemora 311 anos


25/05/2016 11:27 | Da assessoria da 2.ª Secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid entre o prefeito Eduardo Massei e o vice-prefeito Luiz  Escudeiro (Biel)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2.º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), prestigiou no domingo (22/5) o desfile cívico em comemoração aos 311 anos de Bom Jesus dos Perdões. O evento, realizado na Av. Tiradentes, na região central, reuniu autoridades, lideranças comunitárias e aproximadamente 3,5 mil convidados do município.

Fundado em 1705, o município integra o ciclo das bandeiras (expedições organizadas por bandeirantes) que partiam de São Paulo com destino aos sertões à procura de riquezas minerais. Fernão Dias Paes Leme, em sua última "bandeira", acabou deixando naquela região sua prima, Bárbara Cardoso, que se estabeleceu no local, dando início ao povoado do qual se originaram Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

Bárbara Cardoso construiu uma capela, que deu origem ao Santuário do Senhor Bom Jesus dos Perdões, templo em estilo barroco mineiro, que no início do século foi reformado pelos discípulos de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho). Em 1913, a capela foi elevada a Santuário Arquiepiscopal, hoje um centro religioso que recebe a visita de milhares de turistas de todo o país.

"O município tem história importante no contexto nacional e uma tradição forte não somente por sua religiosidade, mas por seu povo atuante. Por isso, cumprimento a todos pelos 311 anos e aproveito para reiterar meu compromisso com o desenvolvimento do município", completou o parlamentar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp