Audiência discute regras de fiscalização de madeireiras


30/05/2016 15:19 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Marco Garcia, Roberto Engler e Patrícia Iglecias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Audiência na Secretaria Estadual de Meio Ambiente discutiu em 24/5 as regras de fiscalização ambiental de madeireiras no Estado. A intenção do encontro foi definir formas mais práticas e exatas de garantir a origem do material, sem distorções ou prejuízos ao trabalho comercial realizado pelos estabelecimentos.

A reunião foi solicitada pelo deputado Roberto Engler (PSDB), depois de contato com o presidente da Câmara Municipal de Franca, Marco Garcia. Deputado, vereador e os representantes de madeireiras da região de Franca, Fernando Cruz, José Eduardo Goulart de Andrade e Marcelo Chacon, foram recebidos pela secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, e por técnicos daquela secretaria.

A discussão abordou a forma da medição da madeira que entra e sai das madeireiras. Por sugestão dos empresários, uma proposta que pode ser colocada em prática é a fiscalização por volume não apenas na chegada das madeiras ao estabelecimento comercial, como ocorre atualmente, mas também na conferência dos estoques.

Embora a maior parte das normas que regulamentam a questão seja federal, a secretária Patrícia Iglecias determinou a realização de um estudo para avaliar como é possível melhorar o processo. "Acredito que uma solução positiva possa ser encontrada em breve", afirmou o deputado Roberto Engler.

rengler@al.sp.gov.br

alesp