Entidades realizam domingo, 5/6, a 11ª edição do Abraço à Guarapiranga


02/06/2016 16:36 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Enio Tatto (terceiro à direita) no Abraço à Guarapiranga de 2013<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190151.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), convida a população a participar neste domingo, 5/6, da 11ª edição do Abraço à Guarapiranga. "Neste ano, coincidentemente, o Abraço ocorrerá no Dia Mundial do Meio Ambiente. Será uma dupla celebração: pela recuperação e preservação desse importante manancial para a Região Metropolitana e pela defesa de nosso meio ambiente", comenta o parlamentar.

Enio Tatto lembra que nesse ano o tema do Abraço à Guarapiranga será "Água limpa e saneamento é saúde. Exija, pratique" e tem o apoio da Aliança Pela Água, rede que reúne mais de 60 organizações da sociedade civil, como ONGs, movimentos sociais, além do Coletivo de Luta Pela Água e Prefeitura de São Paulo. O evento terá uma bicicletada e uma série de atividades culturais na Região Sul de São Paulo.

"É muito importante discutirmos sobre o direito de acesso à água, ao saneamento e à saúde no Brasil", conforme destacam os organizadores, comenta Enio Tatto, morador da região e que todos os anos participa do Abraço a Guarapiranga. Para ele, "ainda hoje há milhões de pessoas no Brasil continuem sem acesso à água limpa e ao saneamento, o que traz diversos tipos de doenças".

Por fim o deputado lembra que o Abraço surgiu a partir do Seminário Guarapiranga 2006, promovido pelo Instituto Socioambiental, quando a represa completou 100 anos. A mobilização deu origem à Rede de Olho Nos Mananciais criada com o objetivo de mobilizar e alertar cidadãos, empresas e governos para a urgência de se construir uma nova cultura de cuidado com a água.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp