Presidente da Assembleia participa de conferência nacional da Unale em Sergipe

Evento proporcionou encontro do Colegiado dos presidentes das Assembleias, liderado por Capez
03/06/2016 19:20 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Unale

Compartilhar:

Fernando Capez, Joaquim Barbosa,  Luciano Bispo e João Silvestre Borro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e autoridades na conferência nacional da Unale<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente Fernando Capez participou, entre os dias 2 e 3/6, da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela Unale-União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Em sua página numa rede social, Capez contou que esteve numa conversa informal com Joaquim Barbosa, antes de o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal proferir palestra sobre desenvolvimento e segurança jurídica.

Na ocasião, Capez esteve acompanhado por Luciano Bispo (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe; João Silvestre Borro, chefe de gabinete da presidência da Alesp; e Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Faculdade Tiradentes (Unit), instituição que sediou a Conferência.

Além da palestra de Joaquim Barbosa, outras foram bastante concorridas, como a do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União; de Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal; e da jornalista Salete Lemos.

Assembleias unidas

Esta 20ª edição teve o tema "Rediscutindo o Brasil". Com palestras sobre assuntos incorporados às agendas regionais e nacionais, o objetivo foi envolver os parlamentos estaduais na discussão de temas de interesse nacional. Aliás, paralelamente à 20a. Conferência, foi realizado um encontro do Colegiado dos presidentes das Assembleias Legislativas, com o objetivo de integrar os legislativos de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. Capez, que preside esse Colegiado, afirmou que "a finalidade foi realizar ações conjuntas e trocar experiências de projetos bem sucedidos". Adiantou que uma das propostas apresentadas foi criar um centro de inteligência com banco de dados que integre informações legislativas acessível a todos os Parlamentos. A outra, em estudo entre as Assembleias do Paraná e de São Paulo têm em vista a criação de um concurso sobre proposta social. "O vencedor será quem apresentar a melhor ideia de ações de trabalho", adiantou, lembrando que o prêmio será uma bolsa na Universidade de Chicago, EUA.

Participaram desta 20ª Conferência da Unale, parlamentares estaduais e federais, governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores, além de autoridades nacionais e comitivas de vários países da América Latina.

alesp