Assembleia homenageia Proerd em sessão solene


03/06/2016 18:49 | Da Redação - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Gleuda Apolinário, Kleber Leyser de Aquino, Coronel Camilo, Ernesto Puglia Neto e Edson Ferrarini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Policiais militares participam da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Proerd homenageado em sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gleuda Apolinário  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190235.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo, ao centro, preside a sessão solene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190236.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190237.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e convidados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190238.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Proerd em sessão solene na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190239.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 3/6, em sessão solene.

O deputado estadual Coronel Camilo (PSD) presidiu a mesa, composta por Kleber Leyser de Aquino, juiz de 2º grau do Tribunal de Justiça de São Paulo, no exercício do cargo de desembargador, representando Paulo Dimas Mascaretti, presidente do TJ; Ernesto Puglia Neto, diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH) e coordenador estadual do Proerd; Gleuda Simone Teixeira Apolinário, da coordenação de policiais sobre drogas, representando Floriano Pesaro, secretário de Estado de Desenvolvimento Social; e o ex-deputado estadual Edson Ferrarini. A solenidade foi convocada pelo presidente da Assembleia, Fernando Capez, apoiador do projeto.

Compareceram ao plenário Juscelino Kubitschek, lotado, instrutores e policiais do Proerd, integrantes da Polícia Militar, coordenadores dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), representantes da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), do Tribunal de Contas e da Fundação Santos Dumont.

Coronel Camilo destacou a importância de homenagear o programa e os policiais Proerd através da Frente da Famíla, composta por vários deputados da Casa. "Precisamos, cada vez mais, divulgar o programa e formar mais multiplicadores, não só do Proerd, mas de uma corrente do bem, para levar a cidadania às pessoas. Vamos divulgar a cidadania, primar pela ética, moral e bons costumes", enalteceu Camilo.

Nove milhões de crianças

Em 1993, 22 alunos oficiais e cinco oficiais da Academia de Polícia do Barro Branco implantaram um projeto internacional e iniciaram um projeto piloto em algumas escolas da zona norte e no Colégio da Polícia Militar, na sede central da cidade de São Paulo. "Até o final deste ano, 9 milhões de crianças terão sido orientadas por mais de 800 instrutores Proerd, formados dentro da Polícia Militar no Estado de São Paulo", comemorou Ernesto Puglia.

Na opinião de Edson Ferrarini, o Proerd Brasil é o programa antidrogas mais eficiente do mundo, pois os policiais Proerd orientam as crianças sobre os perigos da dependência química antes de elas entrarem em contato com as drogas. "A criança vai usar drogas por duas razões, curiosidade ou por desinformação e, depois que a droga se instala no organismo, é muito difícil a volta. O Proerd ensina a criança a dizer não", considerou Ferrarini.

Homenagens a policiais Proerd

Durante a cerimônia, receberam certificados: os capitães PM Adriana RoledoVelluzzo, da CPI/10, de Araçatuba; Luodenir Gonzaga Bueno, daq CPI/2, de Campinas; e Regina Célia de Oliveira Salinero, do DPCDH, em reconhecimento ao pioneirismo no programa. Mais 11 integrantes da PM foram homenageados em reconhecimento ao empenho no Proerd, bem como os colaboradores Daniela Santoro, da Liquigás Distribuidora S.A., e Ivan Sartori Filho e Juliana Pereira, representando Eduardo Mufarej, da Instituição Somos Educação.

Os super-heróis Batman e Capitão América divertiram os alunos

alesp