Projeto permite a visitação de animais domésticos em hospitais


13/06/2016 11:29 | Da assessoria do deputado Celso Nascimento

Compartilhar:

Celso Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (8/6), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o Projeto de Lei n.º 1.471/2015, de autoria do deputado Celso Nascimento (PSC), que permite a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais da rede pública e privada, contratados e conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo. Denominada "Pet Terapia", a medida é de extrema importância para a melhoria na saúde física e mental dos pacientes internados.

Vale ressaltar que a Terapia Assistida por Animais já é realidade em vários países, e vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamento de diversos problemas infantis. Um exemplo é a melhora do quadro de portadores de autismo. De acordo com estudos produzidos em centros de reabilitação, as crianças autistas apresentam diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação, isolamento, entre outros.

Segundo o PL 1.471/2015, o ingresso de animais para visitação de pacientes internados deverá ser agendado junto à administração do hospital, respeitando os critérios de conveniência de cada instituição, e somente poderá ocorrer em companhia de algum familiar ou responsável pelo paciente. O transporte dos animais dentro do ambiente hospitalar deverá ser realizado em caixas apropriadas, de acordo como o tamanho e a espécie de cada animal-visitante.

celsonascimento@al.sp.gov.br

alesp