Projeto propõe que telefonia móvel propague informações sobre desaparecidos


14/06/2016 14:16 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:

Cezinha de Madureira: telefonia como apoio na busca de desaparecidos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cezinha de Madureira (DEM), membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia, acaba de dar uma importante contribuição para combater um dos maiores flagelos sociais: o desaparecimento de pessoas. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou o Projeto de Lei 231/2016, de autoria do deputado, que prevê o uso da telefonia móvel para a propagação de informações sobre pessoas desaparecidas. O projeto é um incremento à Lei 15.292. De acordo com o escopo da argumentação apresentada, "dados referentes às pessoas desaparecidas ou sequestradas e dos automóveis furtados ou roubados, serão encaminhados às operadoras de telefonia móvel pelas polícias Civil e Militar, por intermédio de relatório circunstanciado".

Em São Paulo, a Polícia Civil já conta com uma delegacia especializada em pessoas desaparecidas. Ao entrar no site, o cidadão pode acessar fotos e informações sobre pessoas que estão sendo procuradas por seus parentes. No Brasil, de acordo com estatísticas oficiais, há pelo menos 13 milhões de desaparecidos. "Esperamos que a aprovação desta lei possa resultar em um importante instrumento de apoio para as autoridades policiais. Sabemos que a telefonia avança a passos largos e esta tecnologia tem que estar a serviço do combate à criminalidade."

cezinhademadureira@al.sp.gov.br

alesp