Mulheres poderão desembarcar fora do ponto nas viagens noturnas
15/06/2016 19:36 | Da Redação Fotos: Bruna Sampaio
Projeto que dispõe sobre o desembarque de mulheres usuárias de transporte coletivo teve seu parecer favorável aprovado nesta quarta-feira, 15/6, pelos membros da Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Delegado Olim (PP).
O PL 14/2016, da deputada Célia Leão (PSDB), permite que, a partir das 21h e até às 5h do dia seguinte, as mulheres que usam o Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros Intermunicipal, Interestadual e Metropolitano optem pelo local mais seguro e acessível para desembarque.
O objetivo da proposta, segundo a parlamentar, é reduzir a vulnerabilidade das mulheres que usam o transporte público e que desembarcam dos veículos durante a noite no ponto convencional. "São vários os relatos de agressões e, até mesmo, estupros no trajeto entre o ponto do ônibus e a residência. Bandidos aproveitam-se da falta de iluminação e da certeza do desembarque naquele local para cometerem crimes, sendo as mulheres o alvo principal. Com a prerrogativa de desembarcar fora do ponto, elas podem escolher o local que lhe proporciona a melhor sensação de segurança, sem contar o fato de que, sendo o desembarque em local incerto, dificulta a ação dos meliantes."
Segurança dos idosos
Outro projeto aprovado pela comissão foi o PL 157/2016, do deputado Gil Lancaster (DEM), que trata da obrigatoriedade de instalação e manutenção de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
A proposição visa, sobretudo, as instituições públicas destinadas a domicílio coletivo de pessoas idosas. Nestas, as câmeras deverão ser obrigatoriamente instaladas em áreas de uso comum de permanência dos idosos, com exceção de banheiros, vestiários e em ambientes de uso restrito a fim de preservar a privacidade do indivíduo. A gravação das imagens deverá ser mantida em arquivo pela instituição pelo prazo mínimo de 60 dias.
Além de coibir furtos, roubos, depredação e vandalismo, a proposta visa também inibir outras formas de violência que ponham em risco a segurança dos funcionários e idosos residentes nessas instituições. O autor da proposta lembra que, com frequência, são divulgados casos de violência contra idosos residentes nessas instituições. E são frequentes, também, as queixas de violência psicológica, caracterizada por insultos, ameaças e outros tipos de agressões verbais e gestos que afetam a autoimagem e a autoestima do ofendido.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições