Parlamentares participam da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça

Gianpaolo Smanio apresentou entre suas prioridades de gestão a criação de núcleos anticorrupção
20/06/2016 16:33 | Da Redação: Kelly Lopes Fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:

Fernando Capez integra mesa em posse do novo procurador-geral de Justiça<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gianpaolo Poggio Smanio é o novo procurador-geral de Justiça em São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191637.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin discursa na posse de Gianpaolo Poggio Smanio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191638.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público lota o auditório para acompanhar posse de Gianpaolo Poggio Smanio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, e os deputados Celso Nascimento (PSC), Gileno Gomes (PSL), André do Prado (PR), Coronel Camilo (PSD) e Márcio Camargo (PSC) participaram na sexta-feira, 17/6, da solenidade de posse de Gianpaolo Poggio Smanio como procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2016/2018.

A solenidade, realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, também contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Levandowski, e muitas outras autoridades federais, estaduais e municipais.

O ex-procurador Márcio Fernando Elias Rosa fez um breve balanço de seus dois biênios à frente do Ministério Público. Declarou estar esperançoso e otimista com o sucessor Gianpaolo por sua experiência e competência. Atual secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Elias Rosa foi homenageado com a medalha de honra do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais pelos trabalhos desenvolvidos.

Geraldo Alckmin falou sobre a importância da instituição: "não há Estado Democrático de Direito sem um Ministério Público independente e autônomo". O governador fez uma retrospectiva da carreira de Smanio, que ingressou no Ministério Público em 1988.

Gianpaolo Smanio agradeceu as palavras em sua homenagem e justificou a escolha da Universidade Mackenzie para sua posse. "Eu fui aluno do colégio Mackenzie, professor desta casa e agora tenho a honra de tomar posse do cargo de procurador-geral de Justiça." O procurador-geral recém-empossado declarou que o Ministério Público de São Paulo seguirá seu caminho de atuação firme, profissional e isenta, com respeito aos direitos assegurados na Constituição. Ele apresentou como prioridades de sua gestão os direitos sociais, o combate à criminalidade e a criação de núcleos no aperfeiçoamento dos instrumentos de atuação contra a corrupção.

alesp