CPI da Merenda elege presidente e vice em sua primeira reunião


22/06/2016 20:56 | Da Redação: Giulia Mendes Fotos: Bruna Sampaio e Roberto Navarro

Compartilhar:

Primeira reunião da CPI da Merenda Escolar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da CPI <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Zerbini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entidades estudantis presentes na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto, Luiz Fernando e Geraldo Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Primeira reunião da CPI da Merenda Escolar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adilson Rossi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191890.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na primeira reunião da CPI da Merenda Escolar, realizada nesta quarta-feira (22/6) na Assembleia Legislativa, o deputado Marcos Zerbini (PSDB) foi eleito presidente da comissão. Adilson Rossi (PSB) foi escolhido para a vice-presidência.

O deputado Estevam Galvão (DEM), por ser o membro mais idoso, de acordo com o Regimento Interno do Parlamento, iniciou na presidência dos trabalhos, presidindo a votação do presidente e vice da comissão. Galvão afirmou que, embora considerasse a apuração do Ministério Público suficiente, acabou por propor, juntamente com outros parlamentares, a instalação de uma CPI, porque queria uma com uma investigação mais ampla que a proposta inicialmente pela oposição.

O deputado Alencar Santana (PT) saudou os movimentos estudantis presentes e declarou que a CPI da Merenda só foi possível por causa da pressão popular e da ocupação dos estudantes na Assembleia Legislativa em maio. O parlamentar acrescentou que espera um resultado satisfatório dessa CPI. "A transparência é fundamental para a comissão", declarou.

Já o deputado João Paulo Rillo (PT) argumentou que considera incoerente ter sido denunciado à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar por ter favorecido à invasão da Alesp, sendo que o Parlamento acabou por acatar a reivindicação dos manifestantes.

Os deputados da oposição, aliás, ponderaram sobre a necessidade de se alterar a forma regimental que prevê a composição das comissões parlamentares. José Zico Prado (PT) afirmou que a CPI é um instrumento das minorias e que se estas estiverem sub-representadas não se atinge o objetivo.

A próxima reunião da CPI, marcada para a próxima terça-feira, 28/6, às 10h, deverá apresentar roteiro e cronograma de trabalho, bem como eleger o deputado para ser o relator da comissão.

São integrantes efetivos da CPI os deputados Marcos Zerbini e Barros Munhoz, PSDB; Alencar Santana (PT), Estevam Galvão (DEM), Adilson Rossi (PSB), Jorge Caruso (PMDB), Gilmaci Santos (PRB), Coronel Camilo (PSD) e Delegado Olim (PP). Além desses, grande número de parlamentares participaram dessa primeira reunião, que também atraiu grande número de órgãos de imprensa e entidades civis.

alesp