Deputado cobra mapa minerário da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul


23/06/2016 13:22 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191909.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mapeamento minerário da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, que já deveria ter sido finalizado pelo Governo do Estado, foi a principal pauta de reunião realizada nesta terça-feira, 21/6, na Secretaria de Energia e Mineração, agendada pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV). Ele foi recebido pelo secretário da pasta, João Carlos de Souza Meirelles, pelo subsecretário de Mineração José Jaime Sznelwar e pelo chefe de gabinete da Secretaria, Marco Antonio Castello Branco.

Segundo o parlamentar, o secretário se mostrou disposto a dar continuidade ao trabalho e apontou para uma proposta de mudança do atual modelo de exploração minerária, passando da extração predatória para uma atividade mais sustentável.

"Essa é uma questão que vem sendo discutida desde 2013, mas para a qual ainda não foi dada uma solução, e a sociedade tem cobrado respostas para suas ansiedades em relação à preservação do rio Paraíba. Por isso queremos um retrato fiel da situação para discutir com a sociedade", disse Padre Afonso.

Meirelles, que deve visitar a região em julho próximo, falou sobre uma proposta de incentivo a estudantes de arquitetura, como sugestão para criar alternativas de recuperação das cavas de areia. Dados levantados pela própria Secretaria apontam a existência de 162 cavas, entre Jacareí e Pindamonhangaba, sendo 45 em atividade e apenas 2% de inativas, que teriam sido recuperadas.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp