Importância da aprovação do Fumtur


29/06/2016 18:55 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Recursos atenderão programas de prevenção ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg192177.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), ressaltou a importância da aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei 1.369/2015, de autoria do Poder Executivo, que trata do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). A declaração ocorreu, no dia 23/6, dois dias depois de o Plenário aprovar emenda ao projeto determinando que o fundo esteja subordinado ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo.

Segundo o parlamentar, a proposta do Executivo prevê também nova denominação ao Dade, que passará a chamar-se Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DadeTur).

Edmir Chedid, que defendeu a importância da criação do fundo em benefício dos municípios-estâncias, disse que esses recursos serão destinados para 70 municípios-estâncias e 140 municípios de interesse turístico. "Beneficiando o desenvolvimento de programas de prevenção ambiental, urbanização, serviços e investimento em equipamentos turísticos", salientou.

O parlamentar explicou ainda que as receitas do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos virão, entre outros, de dotação orçamentária anual equivalente a 11% do total dos impostos municipais arrecadados no ano anterior. Segundo ele, o emprego dos recursos do fundo passará por análise prévia do Conselho de Orientação e Controle. "Fundamental ao desenvolvimento das estâncias", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp