Lei pune agressores de animais


01/07/2016 17:40 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Discussão sobre o tema começou em 2015<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192384.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quem machucar um animal doméstico não vai mais ficar impune. Na quinta-feira (30/6), foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 1.432/2015, de autoria do deputado Orlando Morando (PSDB), determinando que pessoas que cometerem maus-tratos contra animais domésticos fiquem proibidas de obter novamente a guarda do animal agredido ou de outros animais, estabelece valor de multa e dá outras providências.

"Eu não consigo entender como uma pessoa tem coragem de maltratar um animal. Eles são nossos companheiros, e precisamos cuidar deles com carinho e atenção", comentou Morando.

Ele explica que a discussão sobre o tema começou em setembro de 2015, quando uma cachorra de nome Sara sofreu espancamento por parte de seu tutor, em São Bernardo do Campo. As agressões foram filmadas por vizinhos, que acionaram a Polícia Militar. O vídeo foi fundamental para comprovar as agressões. Apesar do ocorrido, o causador das agressões fez menção de solicitar de volta a guarda do animal, o que gerou grande repercussão.

"Se você sabe de algum animal sendo maltratado pelo seu dono denuncie na Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma). Em São Bernardo, ligue para 4330-6007. Caso não tenha essa delegacia na sua cidade, você pode denunciar em qualquer delegacia de policia", finalizou Morando.

O projeto será encaminhado ao governador, para a sanção ou veto.

omorando@al.sp.gov.br

alesp