CPI da Merenda se reunirá às quartas-feiras, a partir de agosto
04/07/2016 12:08 | Da Redação Foto: Maurício Garcia de Souza
A CPI da Merenda vai reunir-se todas as quartas-feiras, às 9 horas, a partir do mês de agosto. As decisões quanto à data das reuniões ordinárias e à interrupção das atividades durante o recesso parlamentar (de 1º a 31 de julho) foram tomadas nesta quinta-feira, 30/6, quando os integrantes da comissão se reuniram extraordinariamente.
Os debates sobre a condução dos trabalhos, registrados no encontro de 28/6, prosseguiram. O presidente da CPI, deputado Marcos Zerbini (PSDB), voltou a defender a metodologia segundo a qual reuniões e oitiva de testemunhas só se dariam após o envio à comissão de documentos que embasassem esses procedimentos.
Orientar os trabalhos a partir de "informações de um inquérito policial que vazaram na imprensa de forma ilegal pode gerar questionamentos judiciais", avaliou Zerbini. "Prefiro assumir o ônus de ser acusado de lentidão a agir com irresponsabilidade", ele completou, diante das observações de deputados da bancada do PT de que esse procedimento era protelatório e truncava a atuação da CPI.
"Nosso trabalho independe do trabalho do Judiciário ou da polícia. Estamos condicionando nossa atividade ao recebimento de respostas que não está sob nosso controle", avaliou Alencar Santana Braga (PT). O parlamentar pediu vista do requerimento de seu colega de bancada João Paulo Rillo para que a CPI trabalhasse durante o recesso. O pedido de vista, na prática, inviabilizou o funcionamento da comissão em julho, já que o requerimento não poderia voltar a ser analisado em tempo hábil, antes do recesso parlamentar.
Alencar Santana argumentou que a bancada queria que a CPI trabalhasse durante o recesso. Mas diante da possibilidade de que não ocorressem reuniões nesse período, haveria "um prejuízo enorme", já que o tempo de funcionamento do órgão seria contado sem que as atividades avançassem, ele observou.
A CPI tem prazo de funcionamento de 120 dias, com encerramento previsto para 14/11. Os trabalhos podem ser prorrogados, a pedido, por 60 dias. Participaram também da reunião os deputados Adilson Rossi (PSB - vice-presidente da CPI), Estevam Galvão (DEM - relator), Barros Munhoz (PSDB), Jooji Hato (PMDB), Gilmaci Santos (PRB), Coronel Camilo (PSD) e Delegado Olim (PP) . Um grupo de cerca de 20 estudantes acompanhou os trabalhos da comissão, no plenário José Bonifácio.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações