Deputado se reúne com ministro da Saúde


04/07/2016 14:14 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Padre Afonso Lobato (PV) se reunirá na quarta-feira, 6/7, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para expor as dificuldades enfrentadas pelo setor de saúde pública na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e cobrar mais recursos.

O encontro foi definido no dia 1º/7 com o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB/SP), que convidou o parlamentar a acompanhá-lo numa agenda com o ministro.

Padre Afonso vai questionar o déficit de R$ 23 milhões para tratamento de câncer e a falta de leitos de UTI na região. "Vamos centrar esforços nessas duas questões", disse.

Macris participou da terceira reunião do Fórum Permanente Regional da Saúde, que reuniu mais de cem pessoas em Cruzeiro, entre vereadores, secretários, conselheiros de saúde e representantes de santas casas e da DRS 17, que falaram sobre os problemas de saúde na região.

A próxima reunião será, no dia 16/9, em Ubatuba. A convite de Padre Afonso, Macris discorreu sobre a PEC 1/2015, de sua autoria, que prevê mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Aprovada em segundo turno e no Senado, a emenda acrescentaria pelo menos R$ 100 bilhões por ano à receita do SUS.

"É preciso novamente um grande movimento para aprová-la, para que o governo federal volte a investir", disse. Segundo Macris, a proposta atende os anseios da população que foi às ruas em 2012 reivindicar melhores condições na saúde pública, no movimento denominado "Saúde + 10".

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp