Prêmio Inezita Barroso para a música caipira de raiz


14/07/2016 18:00 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Inezita Barroso e Marcos Martins em 2004<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192657.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa, em junho, o Projeto de Resolução 31/2015, de autoria de Marcos Martins (PT), que cria o prêmio Inezita Barroso. O prêmio é concedido às pessoas, grupos ou entidades que se destacam pela contribuição à música caipira de raiz e à cultura sertaneja em qualquer cidade do estado de São Paulo. A premiação será realizada anualmente no dia 4 de março, em memória ao aniversário de nascimento da cantora.

Marcos protocolou o projeto em outubro de 2015, na companhia de Marta Barroso, filha de Inezita. "O sonho de minha mãe era que este trabalho perpetuasse. Eu, representando a família dela, só posso agradecer ", disse Marta.

"Com o prêmio,perpetuaremos o trabalho de Inezita, que sempre atuou pela manutenção destas tradições. Desta forma, além de relembrá-la e homenagear esta grande mulher, queremos manter vivo um dos maiores patrimônios culturais do nosso Estado, a cultura caipira de raiz", afirmou Martins.

Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso, nasceu em São Paulo, em 1925. Foi cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora e apresentadora de rádio e televisão, recebeu diversos prêmios, como o troféu Roquette Pinto como melhor cantora de rádio, gravou 80 discos e 900 músicas e esteve à frente do programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, por 35 anos. Faleceu em São Paulo, no dia 8 de março de 2015.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp