Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Assistência Social quer consolidação de medidas públicas para o Estado

Saiba mais sobre este assunto consultando o Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br)
28/07/2016 17:30 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Carlão Pignatari (ao microfone) Coordenador da Frepas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na solenidade de lançamento da frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192845.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A necessidade de se consolidar medidas públicas voltadas à assistência social foi uma das justificativas para a criação da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Assistência Social (Frepas), lançada no começo de junho, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o coordenador da Frepas, deputado Carlão Pignatari (PSDB) destacou que o objetivo é construir, em trabalho conjunto com o governo do Estado, usuários e trabalhadores, uma lei que seja viável para o Estado. "A lei deverá defender as políticas sociais do governo junto aos municípios, exigindo que estes façam os repasses obrigatórios, também, às entidades assistenciais", asseverou.

O deputado Fernando Capez, presidente da Casa, na solenidade de lançamento da frente, realizada em 9/6, parabenizou o deputado Carlão Pignatari pela iniciativa e colocou-se à disposição para contribuir com a definição do marco legal do Sistema Único da Assistência Social. Também participaram daquele evento Berenice Gianella, presidente da Fundação Casa; Aldaíza Sposati, professora doutora do programa de pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP; Floriano Pesaro, secretário de Estado de Desenvolvimento Social; Maria do Carmo Brandt, secretária nacional de Assistência Social; Marli Pignatari, presidente da FP dos dirigentes públicos municipais da Assistência Social; Hélio Benetti, secretário de Saúde de Marília e ex-presidente da FP dos dirigentes públicos municipais da Assistência Social; e Nicole Rudmeier, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas).

Floriano Pesaro, em sua fala, agradeceu a presença e colaboração da professora Aldaíza Sposati e de Maria do Carmo com a Assistência Social e declarou que a instalação da Frepas é um divisor de águas. "O partido é da Assistência Social, e nós vamos trabalhar juntos, pois a nossa direção e convicção baseiam-se na construção de uma política de assistência social e de um sistema único que não é de ninguém, senão daqueles que o utilizam, os trabalhadores, o povo brasileiro", disse Pesaro.

O deputado Carlão Pignatari se disse muito satisfeito com o lançamento e destacou a importância dos integrantes da mesa. "Agora, vamos fazer um trabalho de fortalecimento em todos os municípios de São Paulo", informou. Além de especialistas da área da Assistência Social de todo Estado, prestigiaram o evento também, o deputado Delegado Olim (PP), cerca de 20 prefeitos e público interessado.

alesp