Falta de vagas em faculdades gratuitas no Vale do Paraíba


04/08/2016 18:48 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Chedid e Eric <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) afirmou que o número de vagas no ensino superior gratuito precisa ser ampliado entre os municípios que integram a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale). A sustentação ocorreu em uma reunião com o vereador Eric Fabiano Sartorato de Oliveira, de Pindamonhangaba.

Neste compromisso, o parlamentar garantiu que o número de jovens que chega à faculdade dobrou nos últimos 10 anos, mas que as vagas disponíveis no ensino superior gratuito não acompanharam a tendência nacional. "Hoje, 21% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade completaram ou cursam ensino superior. Mas esse número poderia ser maior se houvesse mais cursos gratuitos", disse Edmir.

Chedid explicou que uma das alternativas à RM Vale seria a ampliação de cursos e de unidades da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatecs) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). "Já existem unidades nesta região, mas ainda em número insuficiente para atender a demanda de alunos, como em Pindamonhangaba", completou o parlamentar.

Na ocasião, o vereador garantiu que existem reclamações de alunos que não podem pagar por cursos nas unidades privadas de ensino superior. "Por isso, decidimos pedir o apoio de Edmir a fim de garantir o pleno acesso destes jovens ao ensino superior gratuito em nosso município e também nos demais da RM Vale", finalizou Eric.

echedid@al.sp.gov.br

alesp