Centro paralímpico abriga treinamentos, competições e intercâmbio de atletas

O CT é administrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
04/08/2016 21:26 | Da Redação Foto: Site Brasil 2016

Compartilhar:

Centro paralímpico São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em maio deste ano foi inaugurado em São Paulo o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que está sob a administração da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência numa parceria com o governo federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Sua finalidade é de atender os atletas de alto rendimento em esportes adaptados.

O CT está localizado às margens da rodovia dos Imigrantes, no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, possui 95 mil m² de área construída e oferece 15 das 22 modalidades de esportes paralímpicos: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, voleibol sentado, entre outros. Além disso, o espaço abriga treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções, preparação física, cursos para técnicos e outras atuações, como desenvolvimento das ciências do esporte no conceito de atuação interdisciplinar, envolvendo fisioterapia, psicologia, nutrição e outras áreas.

Além de legado para o esporte paralímpico, o CT abriga um centro de pesquisa em diversas áreas científicas e tecnológicas associadas ao esporte para pessoas com deficiência. Os jovens e as crianças podem iniciar a prática nas várias modalidades que estão sendo desenvolvidas.

É importante ressaltar que o CT visa apoiar países da América Latina e da África no desenvolvimento do esporte paralímpico e na preparação de diversas gerações de atletas, estimulando-os e criando condições para que eles se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre dando ênfase às técnicas avançadas e novas tecnologias.

alesp