ILP realiza curso de Oratória e Política


11/08/2016 19:43 | Do Instituto do Legislativo Paulista

Compartilhar:

 JB Oliveira, advogado, jornalista, cerimonialista e autor dos livros Boas Dicas para Boas Falas e Mostrando a Língua<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diretor-presidente do ILP, Rodrigo Tritapepe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Rodrigo Tritapepe, Edmir Chedid e JB Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> JB Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista realizou, no dia 10/8, palestra sobre Oratória e Política, ministrada pelo professor JB Oliveira, advogado, jornalista, cerimonialista e autor dos livros Boas Dicas para Boas Falas e Mostrando a Língua, entre outros. O professor JB Oliveira foi recebido pelo 2º secretário Edmir Chedid, e por Rodrigo Tritapepe e Leonardo David Quintiliano, diretores do ILP, antes da palestra.

O professor questionou os alunos: a oratória é um dom ou uma arte? Para ele, a oratória é uma arte que requer dedicação, preparo, tempo e vontade. JB afirmou que "todos podem ser oradores, basta querer e buscar formas para isso".

Os três problemas que dificultam uma comunicação objetiva e agradável são a inibição, a desconexão verbal e a prolixidade. A inibição impede que o locutor transmita a mensagem com sucesso, já que o medo do público por vezes traz dificuldades em verbalizar o que é necessário. A desconexão verbal é quando a pessoa se perde no meio da fala, é o "branco". A prolixidade é o excesso de palavras para comunicar apenas um assunto.

Com base nestes problemas e na sua experiência de 40 anos de curso, JB Oliveira desenvolveu um sistema que chama de "os três macro princípios da comunicação eficaz", que visa a combater estes três males. Ele indica que os oradores não se apoiem nas "muletas verbais", palavras usadas quando há desconexão verbal, como, por exemplo, "é" e "tipo".

Ao fim da palestra, JB Oliveira recebeu o certificado de palestrante das mãos do diretor-presidente do ILP, Rodrigo Tritapepe. Além disso, foi convidado para lecionar outros cursos no ILP e se prontificou a ministrar mais aulas.

Para saber mais sobre os eventos e cursos do ILP, curta no Facebook: https://www.facebook.com/ILP.instituto/

alesp