Manual do Parlamento Jovem 2016 já está disponível no Portal da Assembleia

Candidatos devem apresentar um projeto de lei até 23 de setembro
17/08/2016 18:32 | Da redação

Compartilhar:


Já se encontra disponível no Portal da Assembleia, no link Participe, o Manual do Candidato do Parlamento Jovem 2016 clique aqui, bem como o cronograma de atividades.

O Parlamento Jovem 2016 trará pelo menos três mudanças com relação às edições dos anos anteriores: serão 47 deputados jovens, e não 94; oito partidos temáticos, em vez de 12; e poderão participar estudantes matriculados e frequentando regularmente o 9º ano do ensino fundamental, ou qualquer série do ensino médio ou técnico.

Nos anos anteriores, as edições se alternavam, atendendo ora estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental, ora estudantes do ensino médio. Nesta edição, como não há essa distinção, as faixas etárias dos estudantes poderão variar de 14 a 21 anos, e formarão grupos de acordo com o partido temático.

A seleção dos parlamentares jovens continua sendo realizada através de projetos de lei apresentados pelos estudantes, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.

Doze mil escolas

Haverá também a partir deste ano uma maior abrangência no número de escolas. No total, serão enviados convites para 12 mil escolas públicas e privadas no Estado, 7 mil do ensino médio e o restante do fundamental. Quanto aos partidos temáticos, foram selecionados os que tradicionalmente apresentam o maior número de projetos: Agricultura e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Cultura e Educação, Saúde, Segurança Pública, Direitos Humanos, Esportes e Turismo e Transportes e Urbanização. Essas mudanças resultaram de pesquisa feita pela responsável pela realização do PJ paulista, Sônia Hernandes, em outras assembleias do país, principalmente na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Segundo ela, o formato do PJ de Brasília é renovado a cada ano, para se aperfeiçoar. Ela lembrou que, na primeira edição, o PJ de Brasília selecionou 300 deputados jovens. "Viram que era inviável e foram buscar o melhor caminho".

Pioneirismo paulista

"São Paulo é pioneiro na realização desse tipo de evento, mas ficou defasado", lamentou Sônia Hernandes. Ela tenta, há cinco anos, implantar as mudanças que se concretizam na edição deste ano, denominado de Edição Piloto. A ideia, disse, é tentar "um maior dinamismo no plenário e nos debates", acentuou.

O cronograma da 18ª edição do Parlamento Jovem prevê a entrega de projetos entre os dias 12 a 23 de setembro. Em 28 de outubro, será divulgada a lista dos 47 deputados jovens. A recepção e sessão plenária ocorrerão nos dias 17 e 18 de novembro.

alesp