Assembleia comemora Dia do Maçom


18/08/2016 17:26 | Da Redação - Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Aldo  Demarchi na presidência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ramalho da Construção <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemorativa do Dia do Maçom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193594.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Mauro, Ballouk Filho, Aldo Demarchi, Ronaldo Fernandes e Adalberto Aloisio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ballouk Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do Maçom é comemorado na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193596.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Goulart, Welson Gasparini e Itamar Borges entre os presentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193597.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193598.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Aldo Demarchi (DEM) e por convocação do presidente da Casa, Fernando Capez, foi realizada na segunda-feira, 15/8, sessão solene comemorativa do Dia do Maçom. Estavam presentes os deputados Itamar Borges (PMDB), Welson Gasparini (PSDB) e Ramalho da Construção (PSDB), além de outras personalidades políticas.

Itamar Borges ocupou a tribuna para saudar os componentes da mesa, presidida por Demarchi, e, também, aos grão-mestres da maçonaria, entre eles o grão-mestre do grande oriente de São Paulo, Benedito Marques Ballouk. Ele lembrou o "importante papel que a maçonaria tem prestado a este Estado e ao país".

Em seguida, falaram Ramalho da Construção e Welson Gasparini. Ramalho falou de como os "irmãos", como se chamam mutuamente os membros dessa sociedade, se reconhecem mesmo internacionalmente e disse que ficou surpreso com a deferência com que foi recebido em outro país após ser reconhecido como membro da maçonaria. O que, segundo ele, demonstra o prestígio que essa sociedade ocupa no mundo.

Gasparini, citando as dificuldades pelas quais o povo brasileiro está passando neste momento de crise, exortou os maçons presentes, a quem chamou de "grandes líderes", a participarem mais da política e influenciarem positivamente a escolha dos próximos representantes do povo. Atribuiu ao desinteresse do povo pela política a grande quantidade de maus políticos. "Um diz que vai anular o voto, outro que vai votar em branco, outro que político nenhum presta". E questionou: "Como assim? Eu presto e, como eu, muitos políticos prestam".

A homenagem serviu também para consolidar a carta contra a corrupção, documento que incentiva os maçons a se inserir, juntamente com outras organizações da sociedade civil, "no mesmo coro por uma renovação nacional". A maneira que os maçons encontraram para encarar esse desafio foi a instituição do Grupo Estadual de Ação Política (Geap-SP).

O Geap reúne associados das três Obediências Maçônicas do Estado, que são: do Grande Oriente de São Paulo (Gosp), da Grande Loja do Estado de São Paulo (Glesp) e do Grande Oriente Paulista (GOP), e "tem o objetivo de lutar para a construção de uma classe política composta por pessoas dotadas de valores éticos e comprometidos com a pátria e o bem comum".

alesp