Projeto transformador na área de saúde mental


26/08/2016 17:49 | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia discursa durante o encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Buscar eficiência com alocação de recursos é a proposta do Hospital Psiquiátrico Cairbar Schuttel, que pretende se adequar ao novo modelo de assistência às pessoas com transtornos mentais, reduzindo internações e ampliando serviços terapêuticos. No dia 19/8, a deputada Márcia Lia (PT) visitou a sede da entidade.

De acordo com o diretor-presidente Osvalte Nogueira e com o responsável pelo projeto, Nelson Fernandes Junior, a ideia é criar uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps) reunindo serviços de saúde necessários como CAPs (Centros de Atenção Psicossocial), consultórios de rua, unidades de acolhimento adulto e infantil, enfermarias especializadas e residências terapêuticas.

Atrelado a este trabalho de assistência, há um centro de formação profissional e cidadania, com vistas à formação para o trabalho. Atualmente, a Casa Cairbar atende 42 pessoas em oficinas terapêuticas e 15 em oficinas expressivas (mais produtivas) em parceria com as empresas Lupo, Big Dutchman, Lindalfa e Maclube. Também se insere no projeto um núcleo de gestão com uma visão holística, abrangendo o universo que vai além do paciente.

Márcia Lia reforçou o pedido da diretoria do Cairbar. Ela já esteve por diversas vezes no Ministério da Saúde e na Secretaria estadual de Saúde para tratar do projeto e da possibilidade de Araraquara implementar um projeto-piloto e tornar-se referência para o Brasil.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp