Profissionais de Educação Física são homenageados na Assembleia Legislativa

Regulamentação da profissão ocorreu há 18 anos
02/09/2016 19:51 | Da Redação Keiko Bailone - Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Wellington Moura e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194283.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helio Nishimoto, Wellington Moura e Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194284.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Correa Jr, Almir Adolfo e Humberto Pansetti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flavio Delmanto, Nelson Leme Jr, Itamar Borges, Helio Nishimoto, Wellington Moura, Fernando Capez, Alencar Santana, Paulo Correa Jr e Almir Adolfo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194286.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na sonelidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194288.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194287.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Profissionais de Educação Física são homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194289.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194290.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Profissionais de educação física, professores, dirigentes, técnicos, educadores, estudantes e atletas de diferentes modalidades reuniram-se nesta quinta-feira, 1º/9, para comemorar, junto com os deputados que integram a Comissão de Assuntos Desportivos, a data de promulgação da Lei Federal 9.696/1998, que regulamentou a profissão.

Ao abrir a solenidade, o presidente Fernando Capez disse que a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física nesta Assembleia, maior parlamento estadual da América Latina e segundo maior do país, mostra o reconhecimento do esporte e, por consequência, a valorização dos profissionais que atuam nesta área. "Não há mecanismo mais rápido de inclusão social do que o caminho do esporte", destacou, lembrando que os dependentes químicos encontram no esporte e na assistência prestada pelas igrejas amparo para seus problemas.

Personal trainer

O deputado Wellington Moura (PRB), presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, falou de seu Projeto de Lei 1.291/2015, que regulamenta a atividade do personal trainer e, em um dos artigos, proíbe as academias de cobrar desse personal taxas superiores às mensalidades pagas pelo aluno que contratou o profissional.

Ao abordar a importância da atividade física na vida das pessoas, Moura referiu-se à sua experiência: pesava 170 quilos, submeteu-se à cirurgia bariátrica, e hoje é adepto de esportes, por ser um fator de inclusão social e saúde.

Os demais parlamentares presentes " Alencar Santana (PT), Paulo Corrêa Jr. (PEN), Itamar Borges (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB) " também saudaram os profissionais de Educação Física. Santana enfatizou que esse profissional, seja de escola, academia, clube ou time, vira referência porque esporte não é só a atividade física em si. "Há educação, disciplina, respeito, construção de uma identidade social; e o profissional de Educação Física, seja como competidor, atleta medalhista ou não, ajuda a disseminar a atividade esportiva como algo bom", acrescentou. Disse que o esporte não deve ser visto somente como gerador de dividendos e imagens, mas reconhecido pela sua grandeza, dimensão e diversidade.

Paulo Corrêa Jr. homenageou especialmente atletas que atuam na Baixada Santista em diferentes vertentes como patinação, artes marciais, handebol, atletismo e basquete. Itamar Borges contou que se formou em Educação Física, em Santa Fé do Sul, e foi professor nessa área antes de se tornar prefeito da cidade. Nishimoto, igualmente, fez referência aos profissionais que indicou para serem homenageados. Vale lembrar, os deputados que integram a Comissão de Assuntos Desportivos e conselheiros regionais de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF 4) indicaram 113 profissionais da capital e interior para receber homenagens.

A luta pela regulamentação

Estão hoje registrados no Cref Região São Paulo 134 mil profissionais de Educação Física. Há 18 anos, quando se iniciou a luta pela regulamentação, eram apenas 2 mil. Atualmente, estima-se que 400 mil profissionais atuem em todo o país. Esses números foram citados por Flávio Delmanto, 1º vice-presidente do Cref-4.

Ao final, manifestaram-se o presidente do Cref-4, Nelson Leme da Silva Júnior, Humberto Panzetti, presidente da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer, e Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física. Os dois primeiros enalteceram a parceria entre o Cref-4 e a Assembleia Legislativa, lembrando que políticas públicas para a valorização dos profissionais de educação física dependem de leis aprovadas pelos parlamentares paulistas. Já Steinhilber opinou que o esporte em si não promoveria saúde, inclusão social e educação se não houvesse a orientação do profissional de educação física.

alesp