População de Parelheiros recebe carreta do programa Mulheres de Peito

Presidente da Assembleia visita carreta em frente ao cartório daquela região
05/09/2016 19:18 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Capez em solenidade de que deu início à carreta itinerante em Parelheiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194331.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carreta itinerante do Mulheres de Peito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194332.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez (ao centro) e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194333.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Capez visita escola em Engenheiro Marsilac<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e integrantes da cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194335.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escola em Engenheiro Marsilac recebe autoridades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades prestigiam solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194328.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> População de Parelheiros prestigia cerimônia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente visita escola em Engenheiro Marsilac<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194329.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes entoam Hino Nacional brasileiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carreta itinerante do Mulheres de Peito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194334.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente Fernando Capez compareceu neste sábado, 3/9, no bairro de Parelheiros, local onde está estacionada a carreta itinerante do Mulheres de Peito, para acompanhar o atendimento desse programa na região. As 25 mulheres agendadas se apresentaram a partir das 9 horas, e a expectativa era a de que até o meio dia todas as pacientes tivessem sido atendidas. Com exceção do sábado, a intenção é a de que o total de pacientes, nos dias úteis, chegue a 50 mulheres/dia.

Capez, acompanhado da representante do Grupo de Saúde do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), Nelma Aparecida Andrade Souza, conversou com as representantes da área de saúde da região e ouviu as explicações da técnica responsável pela carreta sobre o funcionamento dos equipamentos.

Ele enfatizou que a carreta ficará até o final deste mês no pátio do cartório de Parelheiros, graças à parceria entre a Assembleia Legislativa e secretaria da Saúde, com intermediação do NAE. "Tivemos de aguardar dois anos antes de conseguir a carreta; havia 90 municípios na nossa frente; mas chegou nossa vez", comemorou.

O presidente acrescentou que a ideia da carreta do Mulheres de Peito surgiu após levantamento feito pelo NAE, o qual revelava que viviam no distrito de Parelheiros cerca de dez mil mulheres de 40 a 49 anos. "Nessa faixa etária também tem se registrado incidência de câncer, segundo pesquisas recentes", destacou. Vale lembrar, o atendimento no SUS prioriza mulheres acima dos 50 anos.

Nelma Souza informou que as 18 Unidades Básicas de Saúde de Parelheiros dispunham de apenas 30 vagas por mês " não existe Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na região. E havia 311 mulheres na fila de espera. "Sendo assim, a última da fila teria de esperar dez meses para poder fazer uma mamografia", relatou.

O atendimento na carreta itinerante ocorrerá nos dias úteis, das 9 às 17 horas, e no sábado, das 9 ao meio dia. Nesse período, uma viatura policial permanecerá no local, sob a responsabilidade do tenente coronel Celso Aparecido Rodrigues.

As pacientes que tiverem de 35 a 49 anos terão de ter pedido médico para serem agendadas. As com idade superior a 50 anos, deverão trazer RG e cartão do SUS. O agendamento só pode ser feito no local onde está a carreta: Cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Parelheiros, à rua Sadamu Inoue, 179, telefones 5638-0668 e 5527-0186.

Visita a Engenheiro Marsilac

Nesse mesmo dia, o presidente Fernando Capez e representantes do Conseg visitaram a Escola Estadual Regina Miranda, onde assistiram ao desfile cívico dos alunos que compõem a fanfarra de Engenheiro Marsilac, zona sul da capital paulista, e dos estudantes do ensino fundamental e médio. Participaram também dos desfiles as viaturas que fazem a ronda escolar, os guardas civis municipais e os componentes da Cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

alesp