Memórias do Poder Legislativo recebe ex-parlamentar

Nivaldo Santana cumpriu três mandatos na Assembleia
09/09/2016 16:15 | Da Redação Keiko Bailone Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Nivaldo Santana e Silvia Garcia  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O programa recebeu nesta quinta-feira, 8/9 o ex-deputado Nivaldo Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O programa Memórias do Poder Legislativo, apresentado pela jornalista Silvia Garcia na TV Assembleia, recebeu nesta quinta-feira, 8/9, o ex-deputado Nivaldo Santana, do PCdoB. Há dez anos sem exercer mandato legislativo, o ex-parlamentar ocupa atualmente o cargo de vice-presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e trabalha na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Durante a entrevista, Santana lembrou o início de sua carreira política, no movimento comunitário e sindical, experiência que acabou por encaminhá-lo à carreira política. Sem passar pela Câmara dos Vereadores, candidatou-se, em 1994, a uma vaga na Assembleia Legislativa, já pelo PCdoB. Foi reeleito para mais dois mandatos e aqui permaneceu por doze anos.

"Foi uma experiência educativa", respondeu à jornalista, ao acentuar que no convívio diário no Parlamento, procurou "construir na diversidade um mínimo de democracia". Segundo Santana, daí a importância do processo eleitoral. "O povo é quem dá a palavra final".

Sobre seu trabalho na Assembleia Legislativa, Santana relatou que presidiu a Comissão de Relações do Trabalho e também a de Serviços e Obras Públicas. Entretanto, vale lembrar, sempre esteve de mãos dadas com os movimentos de moradia, sindicalistas e aqueles ligados à questão do negro. Aliás, é de sua autoria a Lei 11.578, de 2/12/2003, que criou a Semana da Cultura Negra, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a celebração da cultura negra. Hoje em dia, essa semana integra as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, que ocorre em 20 de novembro.

O programa Memórias do Poder Legislativo é idealizado e produzido pela Associação dos Ex-Parlamentares do Estado de São Paulo. O programa com Nivaldo Santana irá ao ar no próximo dia 13/9, terça-feira, às 8 horas da manhã. Após essa primeira exibição, o programa poderá ser acessado nas redes sociais (Facebook, Youtube), pelo link SP Conteúdo.

alesp