Defesa do ensino superior público será debatido na Frente Parlamentar das Universidades


09/09/2016 16:08 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Em reunião da Frente das Universidades, no final de agosto, foi definido plano de trabalho para o período.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Hospitais de ensino, fundações de apoio e financiamento do ensino superior são temas que serão debatidos em audiência da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo, no próximo dia 22 de setembro. Segundo o coordenador da Frente, deputado estadual Carlos Neder (PT), a manutenção do caráter público do ensino superior e tecnológico, sem prejuízo à qualidade, a ampliação e democratização do acesso, é uma das principais preocupações para os representantes dessas instituições públicas. "Precisamos discutir que tipo de educação priorizamos, pois, enquanto as universidades públicas sofrem com a diminuição de orçamento devido às mudanças em curso no Congresso Nacional, por outro lado avançam políticas que beneficiam a atuação da iniciativa privada e de grandes grupos educacionais, inclusive estrangeiros", alerta Neder.

A audiência foi aprovada na última reunião da Frente, no final de agosto. À época, discutiu-se o calendário de atuação do grupo neste semestre e a importância de ampliar o debate sobre o caráter público do ensino universitário e técnico-profissionalizante, especialmente neste momento em que o governo Temer propõe mudanças na legislação. É sabido que essas mudanças acarretarão graves prejuízos às políticas públicas, tanto de educação como em outras áreas sociais. A reunião ocorrerá a partir das 10h no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, com a participação das universidades federais presentes no Estado, estaduais, municipais e escolas técnicas e de ensino tecnológico.

Além deste evento, um encontro regional da Frente Parlamentar no ABCD paulista está previsto para ser realizado no dia 29 de setembro, em local a confirmar. O evento terá como tema "Fundações Públicas Municipais e seu papel no sistema educacional".

deputadoneder@al.sp.gov.br

alesp