Obras de acessibilidade em escola de samba


12/09/2016 17:02 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damsaio (atrás, 3º da dir. para a esq.) com integrantes da escola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194417.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Escola de Samba Estação Primeira de Brás Cubas, a Brascubão, em Mogi das Cruzes, agora tem uma quadra acessível a pessoas com deficiência. As rampas e o novo banheiro adaptado para deficientes foram inaugurados, no dia 7/9, com direito a festa e presença de muitos cadeirantes e pessoas que contribuíram para que a obra se tornasse realidade, entre elas, o deputado Marcos Damasio (PR).

"O que me motiva é contribuir para que a acessibilidade e a inclusão deixem de ser direitos apenas no papel e estejam, de fato, no dia a dia, criando oportunidades às pessoas com deficiência, seja no trabalho, seja na educação, no lazer, na vida social", argumentou o parlamentar, que parabenizou a escola pela iniciativa.

As obras foram motivadas, de acordo com o presidente da escola, José Antonio Ribeiro da Silva, pelo samba-enredo escolhido para o Carnaval 2017. "Em uma conversa com o autor Anselmo Brito, comentei que tinha amigos com deficiência e isso o inspirou a compor o tema "Braz Cubas vem com fé, que a fé não costuma falhar". Vamos formar uma ala só com deficientes", revelou Zeca.

Para atender aos quase 30 integrantes da nova ala, uma parceria com o Centro de Integração da Pessoa com Deficiência, as obras tiveram de sair do papel. "Já estava em nossos planos, pois temos frequentadores com deficiência e as escadas dificultavam o acesso. A vinda de um grupo maior foi o empurrão para concretizarmos este projeto", explicou o presidente.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

Damasio (3º à dir.) e integrantes da escola

alesp