Parlamento Jovem Paulista recebe inscrições


23/09/2016 16:40 | Da Redação

Compartilhar:


As inscrições para o Parlamento Jovem Paulista 2016 encontram-se abertas desde o dia 12/9 e seguirão até o próximo dia 30/9. Em sua 18ª edição, o PJ é apresentado com uma nova configuração, pensada como versão piloto em um processo de aprimoramento contínuo.

O objetivo é estimular o debate democrático e o exercício da cidadania entre os jovens. Por meio da experiência no Poder Legislativo paulista, otimizam-se convivências e intensificam-se contatos com diversos setores da Alesp, resultando uma melhor compreensão do processo legislativo e de suas várias fases.

Estão aptos a concorrer às vagas para deputados jovens os alunos que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental, o ensino médio ou o ensino técnico, e que tenham entre 14 e 21 anos de idade. São admitidos estudantes de escolas públicas ou particulares do Estado.

Os 47 deputados jovens serão selecionados por seus projetos de lei " considerando-se adequação formal, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência, originalidade e condições de aplicação efetiva. Os parlamentares formarão grupos afins, configurando-se os seguintes partidos temáticos: Agricultura e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Cultura e Educação, Saúde, Segurança Pública, Direitos Humanos, Esportes e Turismo e Transportes e Urbanização.

As inscrições são feitas em versão eletrônica, no Portal da Assembleia, por meio do link http://www.al.sp.gov.br/participe/parlamento-jovem/. Não é necessário o envio de fichas de inscrições e projetos de lei por e-mail ou por correio. O Manual do Candidato do Parlamento Jovem 2016 e o cronograma de atividades estão disponíveis no link http://www.al.sp.gov.br/pjweb/anexo/download/manual/2016/.

A lista dos 47 deputados jovens será divulgada em 28/10. A recepção e a sessão plenária ocorrerão nos dias 17 e 18 de novembro.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pjovem@al.sp.gov.br

alesp