Ato solene homenageia carregadores do Ceagesp


19/09/2016 17:17 | Da Redação Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Carregadores do Ceagesp são homenageados em ato solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter Ioshi, Coronel Camilo e José Pinheiro de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194571.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo, Antônio Carlos do Amaral, José Pinheiro de Souza, Francisco Vieira Fortaleza e Walter Ioshi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194572.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Carlos do Amaral Filho, Coronel Camilo, Sueli de Castro Gomes, José Pinheiro de Souza, Francisco Vieira Fortaleza e Walter Ioshi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Carlos do Amaral Filho, Coronel Camilo,José Pinheiro de Souza e Walter Ioshi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Carlos do Amaral Filho,José Pinheiro de Souza e Coronel Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carregadores do Ceagesp são homenageados na Assembleia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na sonelidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Coronel Camilo (PSD), realizou-se nesta quinta-feira, 15/9, na Assembleia Legislativa, homenagem aos carregadores do Ceagesp. Na abertura do evento, o deputado Camilo atribuiu a Walter Ihoshi, deputado federal (PSD/SP), a inspiração para a realização da solenidade.

Depois de agradecer a presença dos homenageados e autoridades, o deputado Camilo anunciou que projeto de lei, de sua autoria, que cria o Dia do Carregador do Ceagesp, já tramitou pela Comissão de Constituição e Justiça e logo será votado conclusivamente. O deputado elogiou os carregadores e os trabalhadores do Ceagesp de uma maneira geral, fazendo uma reflexão do quanto o alimento transita até chegar à mesa do consumidor, e que grande parte desse trânsito é feito dentro do Ceagesp, pelo carregador.

Um vídeo institucional mostrou o gigantismo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, mais conhecido como Ceagesp, que mantém a maior rede pública de armazéns, silos e graneleiros do país. Com 13 entrepostos espalhados pelo Estado, tem no Entreposto Terminal São Paulo a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores e pescados da América Latina. Criado há 47 anos, o terminal conta com cerca de 4 mil carregadores, sendo 12 mil em todo o Estado, segundo informações do presidente do Sindicato dos Carregadores Autônomos (Sindicar), José Pinheiro de Souza.

Um fato curioso, que foi tema da tese de mestrado da professora Sueli de Castro Gomes, refere-se à territorialidade dos trabalhadores nordestinos fora de sua terra natal. Mais de 80% dos carregadores do Ceagesp são do Piauí.

A professora foi uma das homenageadas pelo deputado Camilo com o Diploma do Legislativo, além de José Pinheiro e Walter Ihoshi e do principal homenageado da noite, o representante da categoria dos carregadores, Francisco Vieira Fortaleza. Com 79 anos de idade, ele trabalha como carregador desde 1967, sendo o profissional mais antigo em atividade. Também participou da mesa coordenadora da solenidade o presidente do Ceagesp, Antônio Carlos do Amaral Filho, que também saudou os homenageados.

alesp