Luta pela liberação da fosfoetanolamina


19/09/2016 16:49 | Da assessoria do deputado Ricardo Madalena

Compartilhar:

Gilberto Chierice e Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ricardo Madalena (PR) continua sua luta em defesa da liberação da fosfoetanolamina sintética pela Anvisa. Depois do início da produção do primeiro lote da "pílula do câncer" em São Paulo, agora começa outro passo fundamental: os testes clínicos para avaliar a segurança e a eficácia da substância em pacientes com câncer em estágio avançado.

Atualmente, em resposta ao deputado Ricardo Madalena, a Secretaria estadual da Saúde anunciou que três centros oncológicos foram selecionados para a realização dos testes clínicos: os hospitais de Jaú, Barretos e o AC Camargo (na capital).

Foi confirmado, também, que o centro coordenador das pesquisas será o Instituto do Câncer, que pertence ao Hospital das Clínicas da USP.

"Devemos comemorar cada passo, porque sabemos das dificuldades das pessoas e das famílias que sofrem com esse mal. Porém temos que acompanhar de perto, para que as pesquisas continuem avançando", afirmou o deputado. Ricardo encampou essa luta, ao lado do pesquisador Gilberto Chierice, do Instituto de Química da USP de São Carlos, responsável pelos estudos da pílula há mais de 20 anos.

ricardomadalena@al.sp.gov.br

alesp