Aula de Libras encerra jornada inclusiva do ILP


26/09/2016 14:38 | Do ILP Tainá Freitas

Compartilhar:


Na próxima segunda-feira, 26/9, considerado oficialmente Dia Nacional do Surdo, o Instituto do Legislativo realizará a segunda aula de Introdução à Libras " Língua Brasileira de Sinais. A palestra, gratuita, será ministrada pela intérprete de libras Karina Zonzini Bueno. O evento, com início às 19h, será no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa.

O ILP tem realizado este mês a I Jornada Inclusiva, que tem a intenção de trazer mais conscientização e discussão para esta causa, buscando mais acessibilidade e promoção da língua de sinais. A jornada, que teve no dia 12/9 a primeira aula de introdução à Libras e no dia 22/9 um seminário com diversas palestras sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Garantia da Pessoa Surdak, se encerra com esta segunda aula de Introdução à Libras.

Na primeira aula, também lecionada pela Karina, foi falado sobre a história da língua de sinais brasileira " que teve influência da língua de sinais francesa. Na oportunidade, desvendou-se alguns estereótipos sobre os surdos, como a obrigatoriedade do surdo ser também mudo. Ela explicou que os surdos que têm as cordas vocais preservadas, conseguem emitir sons, mas o fato de não ouvirem dificulta que se expressem através da fala oral. Os que não conseguem se expressar através da voz, podem se expressar, entretanto, por meio da Libras, e, até por isso, não são mudos. A intérprete ensinou também os sinais de libras mais utilizados no dia-a-dia, como verbos, números, cumprimentos, horas, meses, meio de transportes, frutas e entre outros.

Já durante o seminário, especialistas afirmaram que o estatuto que garante e protege os direitos das pessoas com deficiência e o decreto a respeito da Libras prescrevem que intérpretes de libras e professores passassem a ter a obrigação de se qualificarem para exercer a profissão.

As inscrições devem ser realizadas no site do ILP: www.al.sp.gov.br/ilp. Haverá a emissão de certificado e a palestra, além de ser presencial, também será exibida online no portal da ALESP.

Curta as redes sociais do ILP para receber as novidades!

Facebook: clique aqui

Twitter: clique aqui

Youtube: clique aqui

alesp