CPI da Merenda ouve ex-funcionários do governo do Estado


06/10/2016 16:00 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Membros da CPI ouvem depoimentos de ex-servidores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados que integram a CPI da Merenda ouviram, no dia 5/10, funcionários do governo do Estado citados na Operação Alba Branca, que investiga suposto esquema de fraude na compra de merenda escolar. O deputado Estevam Galvão (DEM) é relator da CPI.

O primeiro a ser ouvido pela comissão foi o ex-chefe de gabinete da Casa Civil, Luiz Roberto dos Santos, o Moita, que, segundo interceptações telefônicas e depoimentos de supostos envolvidos no esquema, teria atuado a favor da Cooperativa de Agricultura Familiar (Coaf).

"O senhor Marcel (lobista que representava a Coaf) se apresentou como assessor do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), durante rápida passagem pelo meu gabinete. Voltou mais duas ou três vezes, pedindo nossa intervenção pela manutenção de um contrato em vigência com a Secretaria da Educação. Na época, alegou que não estava conseguindo cumprir o contrato, e sugeri que ele solicitasse o reequilíbrio financeiro (do contrato). Orientei-o a procurar a Secretaria de Educação, só isso. Não acompanhei mais este processo", disse.

Moita é militante político e trabalha na CPTM há mais de 15 anos. Já foi chefe de gabinete da Secretaria de Transportes Metropolitanos. Deixou a chefia de gabinete da Casa Civil em janeiro deste ano, sob alegação de corte de despesas, e retornou ao posto de origem na CPTM, onde permanece como assessor técnico.

Os deputados também ouviram o ex-chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula, que negou qualquer envolvimento ou favorecimento à Coaf. Os trabalhos foram encerrados após o depoimento de Dione Maria Whitehurst Di Pietro, ex-coordenadora de Infraestrutura e Serviços Escolares do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno da Secretaria Estadual da Educação.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp